MODELO DE PLANO DE AULA PARA CONCURSOS





SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01, DE 26 DE AGOSTO DE 2016
 RETIFICADO NO DIA 20 DE JANEIRO DE 2017
para provimento de vagas de professores da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT,
na classe inicial, com o objetivo de preencher o Quadro de Pessoal Permanente
Disciplina: GEOGRAFIA
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 PLANO DE AULA

Professora: Joina da Silva 
Disciplina: Geografia
Público alvo: Alunos do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico.
Previsão de Tempo: Aula de aproximadamente 45 a 55 minutos.
Tema: Geoprocessamento, Cartografia e Geotecnologias Aplicadas ao Ensino da Geografia

Objetivos:
Geral:
ü  Entender os aspectos históricos, geográficos e políticos das noções iniciais da cartografia;

Específicos:
ü  Compreender a importância da cartografia para humanidade;
ü  Identificar as coordenada geográfica no mapa;
ü  Distinguir as projeções cartográficas;

Conteúdo Programático:
Cartografia
ü  Conceito e origens;
ü  Os primeiros mapas;
ü  As concepções de mundo sobre a cartografia: heliocêntrica e geocêntrica;
ü  Orientação, linhas imaginárias, coordenadas geográficas e;
ü  Projeções Cartográficas.

Procedimentos Metodológicos:

A aula será expositiva e dialogada. Inicialmente apresentaremos o tema do dia e os tópicos a serem abordados em sala, com o auxilio do Álbum seriado e do Mapa Mundi. A partir do conceito e histórico da cartografia, apresentaremos os primeiros traços de mapa da humanidade e como a necessidade de orientação e de demarcação dos limites e coordenadas dos povos (nações) foram e são importantes para a história, politica e a geografia. Logo em seguida enfocaremos as concepções sobre a terra e sua posição no universo, definindo os pontos cardeais a partir do movimento aparente do sol, das coordenadas geográfica e por fim serão expostas as diversas projeções cartográficas e sua importância na confecção dos mapas. Ao final da aula, como instrumento de fixação e síntese do exposto, resolveremos em sala uma atividade escrita com a turma.

Recursos e Materiais Didáticos:

Quadro; Pincel, Álbum Seriado e Mapa Mundi, Livro didático e Expositor.

Procedimentos de Avaliação:

Acreditando que o processo avaliativo se dá como um todo e acontece processualmente ao longo das aulas, neste encontro, valorizaremos a participação dos alunos com questionamentos e contribuições, a observação e sua contextualização do tema com a sua realidade, sua oralidade e o envolvimento da turma nos questionamentos propostos durante toda aula. Ao final da aula o aluno será desafiado a aprofundar os estudos, tendo como tarefa, a resolução de uma atividade escrita com a orientação e mediação da professora.

Referências Básicas:

MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. 3ªed. São Paulo: Editora Harbra, 2011.

TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2009.

Referências Complementares:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Atlas Geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.


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A T I V I D A D E    
Aprofundamento de Estudos

1.    Leia o texto a seguir e contextualize com a aula exposta

A cartografia exerce um papel importante, pois tem como objetivo a representação da terra ou parte dela, dando-nos ferramentas para o estudo do espaço.

A partir da afirmação acima responda:

a)     O que é a cartografia?
b)    Quais os pontos cardeais?
c)     Cite e diferencie os tipos de projeções cartográficas.


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