Precariedade na saúde do Maranhão

A Revista Veja revela: O Maranhão é o Estado onde a saúde é tão precária que falta tudo inclusive médicos... não chega a proporção de 1 para cada mil habitantes. De tão lastimável a situação, mas mesmo assim, o Governo do Estado continua sua onde de inaugurações  A meta do Governo Roseana é inaugurar 72 novos hospitais de alta e média complexidade em todo o Maranhão, mesmo que esses não tenham médicos e em algumas cidades de tão poucos habitantes nem doentes tem pra que o "Elefante Branco" construído atenda a demanda que não existe.

O maior exemplo dessa reportagem é Hospital Municipal de Imperatriz, conhecido como Socorrão, é o retrato dessa precariedade. É para lá que vão os doentes mais graves de pelo menos 100 municípios do Pará, do Tocantins e do Maranhão. Com 400 leitos, o Socorrão é o único da região com UTI e, ainda assim, tem apenas trinta vagas.

Na falta de médicos e enfermeiros, os doentes são ajudados pelos acompanhantes. Na enfermaria, as camas são enferrujadas. “Fazemos o que está ao nosso alcance, mas às vezes acontece de o paciente morrer na fila de espera”, diz o prefeito Sebastião Madeira (PSDB). “Além da sobrecarga do sistema, recebemos mensalmente apenas 6,5 milhões do governo federal, mas gastamos no mínimo o dobro com a rede de saúde do município”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE PLANO DE AULA PARA CONCURSOS

Modelo de Artigo Científico-editável atualizado em fev 2023