Monografia em Foco

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ELO ENTRE

CONHECIMENTO CIENTÍFICO E COMUNIDADE

ENVIRONMENTAL EDUCATION: CONNECTING

SCIENTIFIC KNOWLEDGE AND COMMUNITY

Cláudia Regina Klauck 
 
Cristiane Fensterseifer Brodbeck
 
  
A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL
No atual contexto de desenvolvimento global, marcado pelo grande avanço
tecnológico, aumento na produção e consumo, ocorrendo de forma desigual e a qualquer
custo, frequentemente se assiste à degradação ambiental. Essa degradação se reflete na perda
da qualidade de vida, destruição de habitats e consequente redução da biodiversidade (DIAS,
2004). Conforme os problemas sociais se agravam, os impactos ambientais emergem,
relacionados diretamente com os padrões produtivos e de consumo atuais (JACOBI, 2005).
Diante dessa situação, torna-se imprescindível a construção de um processo contínuo
de Educação Ambiental, como forma estratégica de inclusão da comunidade na preservação e
na construção de um ambiente onde o ser humano conviva em harmonia e equilíbrio com a
natureza (CARVALHO, 2005). O processo de Educação Ambiental ocorre por meio da
construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas
para a conservação do meio ambiente, que é um bem de uso comum do povo (RIVELLI,
2005). Palestras e encontros com informações relacionadas às espécies regionais, habitats,
ecossistemas ou a qualquer outro componente dos ambientes buscam o desenvolvimento da
Educação Ambiental. Essa divulgação também desperta o interesse da sociedade pela
conservação do meio ambiente (ROCHA et al., 2002).
O PAPEL DA UNIVERSIDADE
No meio acadêmico, um dos principais desafios encontrados se trata da incorporação
e da transmissão dos conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula para a
comunidade, de maneira simples e de fácil compreensão. A universidade deve agir como
mediadora entre os espaços de produção e aplicação do conhecimento, articulando-os
mediante o desenvolvimento de habilidades, instrumentos e técnicas operatórias, em uma
realidade constituída de diferentes grupos e atores sociais. Pilon (2005) enfatiza a importância
das ações, para democratização e difusão de conhecimentos do meio acadêmico, para a comunidade por meio de atividades educativas e serviços como forma de medida reguladora ambiental e econômica. Somente com a aproximação e o conhecimento acerca do meio ambiente é possível a sua preservação.
Atualmente, a Educação Ambiental vem sendo requisitada em diferentes esferas da sociedade. Porém, apesar de recomendada em grandes encontros de abrangência regional, nacional e internacional da área ambiental e educacional, prescrita pela Constituição Federal Brasileira de 1988
3 e defendida por órgãos governamentais e não governamentais (ONGs), as ações identificadas nas escolas e na comunidade não têm sido suficientes. Além disso, pesquisas realizadas pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) apontam que os conteúdos de Ciências trabalhados nas escolas não incorporam as dimensões sociais, culturais e econômicas do ambiente; que a prática docente é limitada pela reduzida pesquisa em Educação Ambiental, especialmente do ponto de vista teórico-metodológico, pela falta de recursos aos docentes e pela desarticulação dos órgãos do governo, entre outros problemas.

 
 

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